quinta-feira, 23 de julho de 2009

E o PT?

A marca PT foi muito bem construída nos 27 anos de existência do partido. Marca sim. Ante do escândalo do mensalão, à estrela do PT era embutida uma série de valores, idéias, referências e pessoas. Dentro da estrela vermelha tinha a idéia do socialismo, de um partido justo e comprometido com o desenvolvimento social, de um partido onde intelectuais trocavam idéias com sindicalistas e operários. Isso era o PT: uma marca sólida, cheia de valores e respeitada e reconhecida pela sociedade.

Em 2002, com a vitória de Lula, O Partido dos |Trabalhadores chegou ao poder levando consigo uma multidão com gana de conquistar as reformas sociais que o Brasil tanto precisa. Cada voto no Lula foi um voto de esperança em um futuro melhor, foi um voto de confiança aos idéias que o PT representava.

Depois do escândalo do mensalão o que estamos vendo é a decadência de uma marca que usa seus seguidores com o único objetivo: construir um projeto de poder para fazer com que Lula seja presidente por muito tempo. Mesmo que ele faça um sucessor, a idéia é tê-lo como garantia de uma volta do Lula.

O PT acabou. O PT virou o Lula. Não existe mais Partido dos Trabalhadores. Existe o Lula, nosso guia. Estamos tendo várias provas de que na estrela vermelha não existe mais nada ou nunca existiu.

Lula pedindo apoio para Sarney? Senadores e Deputados petistas e da base aliada apoiando um ex-presidente coronel, arenista, apoiador da Ditadura militar, praticante de métodos ilegítimos para se manter no poder. Isso não é PT. Isso não é projeto de país. Isso é projeto de poder. Isso é Lula.

Outro exemplo é o que está acontecendo agora com a candidatura de Ciro ao governo de São Paulo. A cúpula paulista petista está sendo forçada a não lançar candidato próprio para apoiar Ciro Gomes e assim tirá-lo do páreo presidencial, o que ajuda, e muito, a candidatura da Dilma e o futuro de Lula.

O PT não existe mais. A estrela tá vazia. E como fica a esperança de milhares que acreditavam em tantas coisas? Bem, fica no bolsa família, no pró uni, luz para todos. Eu, como eleitora, acreditava no futuro auto sustentável e não nesse futuro dependente de um só homem.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Itamar se filia ao PPS

O objetivo do Partido, segundo Freire, não que que o ex-presidente concorra a cargo proporcional, o que seria ótimo para o crescimento do pps, uma vez que ele seria puxador de votos.

Assim, Itamar pode se candidatar ao senado, governo do estado e presidência da república. O mais provável é que ele seja candidato ao senado, montando mais um palanque para o candidato do PSDB, seja ele Aécio ou Serra.

Pode acontecer de Aécio ser candidato ao senado, mas isso não inviabiliza a possibilidade de eleição de Itamar, uma vez que esse ano entram 2 senadores de cada estado.

De repente, interessante mesmo, seria ser candidato ao governo com apoio do PSDB e ser o principal palanque dos tucanos em Minas. Essa seria a jogada ideal de coalizão entre os dois partidos.

Serra presidente, Aécio, senador e Itamar governador. Política tucana resolvida no segundo maior colégio eleitoral do Brasil.

Será?

"Lula quer PT ao lado de Sarney"*

*Título da matéria do Noblat.

Lula precisa garantir que nada aconteça com o presidente do Senado. Para eleger qualquer que seja o candidato, Lula precisa do apoio formal do PMDB. O ideal, inclusive, seria que o PMDB indicasse o vice. É para isso que os líderes petistas e os comitês regionais estão trabalhando.

Como podemos ver na manobra da eleição do Senado, José Sarney continua sendo um dos políticos mais influentes do país e não ter o seu apoio é quase suicídio para qualquer pretensão de candidatura petista.

A ordem do presidente para os comitês regionais foi de fazer chapa com o PMDB, afim de viabilizar uma chapa nacional e montar palanques coeso nos estados. Para a base aliada a ordem foi de apoiar o presidente do senado para que ele não fique com raivinha a passe para o lado do PSDB.

Agora eu era herói e o meu cavalo só falava inglês

Ops, espanhol.

O presidente de Honduras volta ao seu país nos braços do povo como se tivesse vencido um golpe de estado. Bem, realmente ele venceu, mas não é herói e está longe de ser o lado bom dassa história bizarra que, em pleno ano de 2009, está acontecendo na América Latina

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Soy louco por ti, America

Honduras está vivendo um momento complicado, mas que reflete a conjuntura atual do continente. Atualmente a América latina possui 3 países vivendo o chavismo: Venezuela, Bolívia e Equador. Chaves, como um bom comunista de araque, estende seus tentáculos tentando expandir seu regime claramente anti democrático pelos países vizinhos.

O presidente de Honduras, apoiado por Chaves, passou por cima dos outros 2 poderes e convocou plebiscito para que o povo votasse sua permanência no poder. Plebiscitos são a melhor forma de saber a opinião direta do povo sobre assuntos polêmicos, contudo, na América Latina, está servindo para o enfraquecimento das instituições, uma vez que estão sendo usados como meio para burlar a democracia.

O legislativo e o judiciário já tinham dito não a questão reeleição do presidente de Honduras, contudo, ele convocou uma votação popular (para um plebiscito ser convocado, os 3 poderes precisa estar de acordo), passando por cima das instituições e guess quem mandou imprimir cédulas e mandou fazer as urnas? Ele mesmo, nosso amigo Chavez.

Dinate dessa total arbitrariedade e desprezo pela democracia, o legislativo e o judiciário de Honduras dão um golpe de estado (!) e tiram o presidente do poder a força, mandando para o exílio no meio da noite.

É uma sucessão de desmandos sem fim. Nada em nome da democracia. Nada respeitando ou seguindo a conjuntura mundial. Golpes não são mais permitidos, assim como fechamento de congresso e deposição de presidente. Chavez está tentando construir uma nova ordem que o mundo não tolera mais.

Temos um presidente tentando ser eterno + congresso depondo o tal presidente = DITADURA. A América latina já sofreu muito com esse tipo de postura. Milhares de pessoas foram mortas, nossos países não entravam na ordem mundial por FALTA DE RESPEITO, ou seja, não tem como acontecer uma maluquice dessas.

Brasil, Argentina, Estados Unidos, México não apoiarem o novo presidente não significa que que estejam ao lado da política chavista. Esses países estão do lado ao respeito as instituições, legislação.; estão ao lado do povo e dos direitos civis. Uma coisa não justifica a outra. Presidente desrespeitando a lei não significa que executivo e legislativo também tenham que desrespeitar.

A posição das 2 outras instituições só serve para legitimar as maluquices de Chaves. Agora sim ele vai usar do argumento de que o imperialismo está dominando a América, que os latinos não mandam no continente e o pior é que vai ter gente acreditando nisso.


Atualizando: o governo da argentina acaba de perder maioria no congresso. a oligarquia familiar que os Kirchner tentaram montar está desmoronando. Sem maioria no congresso governo nenhum governa, a não ser que passe por cima do congresso e do judiciário, como fez o presidente de Honduras e como está fazendo seus maiores representantes ao deporem um presidente a revelia da constituição local.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ausência total do Estado

*esse post tava no manumaluca. Foi postado dia 9 de Fevereiro


ia começar o dia fazendo um post sobre as mudanças que estão ocorrendo na minha vida. Para falar a verdade, mudanças que aconteceram nos últimos 2 dias, mas lendo blogs por ai, dei de cara com a seguinte manchete: "Obama diz que só governo pode ressucitar a economia". Resolvi escrever um pouco sobre isso.

Tem coisa mais socialista do que está acontecendo agora com os Estados Unidos? O país mais capitalis do mundo não acredita mais na ausência total do estado; não acha mais que a economia se regula sozinha; abriu um banco para salvar outros bancos. Essas medidas são típicas de países onde o estado se preocupa com o bem - estar social. Países como Dinamarca, Finlândia, Suécia agem dessa forma. E o que eu sempre digo desses países? Que eles representam o socialismo idealixado por Marx e Angel.

Um país para chegar ao Socialismo, que significa a ausência de diferenciação de classe, precisa passar pelo capitalismo. O socialismo, portanto, é a evolução de um estado capitalista. É claro que a ausência total de diferenciação de classe não pode existir em um mundo que é totalmente capitalista. Contudo, nesses países, por exemplo, a diferença salarial entre o diretor de uma empresa e um subalterno é muito pequena e essa diferença fica menos nítida ainda com apresença total do estado que garante educação e saúde igualitárias.

É claro que dizer que o maior país capitalista do mundo vai se tornar um país socialista assim de repente, é muito forte, mas é para isso que ele está caminhando. Graças a crise e pelas mãos de Obama, os Estados Unidos da América passam a voltar a acreditar no bem - estar social, em uma economia menos lucrativa e mais social.

Elza, a garota

Acabei de ler há um tempão, mas só agora deu vontade de escrever. O livro tem momentos ótimos como o que diz que não existe diferença entre os métodos da extrema direita e da extrema esquerda, mas tem passagens fracas, como algumas partes da ficção. Num total, classificaria como um livro ok.

Eu não conhecia essa história. Fiquei surpresa com a minha ignorância. O livro conta a história e a cobertura jornalistica da época de uma meninda de 16 anos que foi acusada de traição pelo partido comunista, o partidão, e foi condenada a morte pelo alto clero do partido, incluindo ai o Prestes.

(falando em cobertura jornalistica, lembrei de uma coisa que merece outro post. Não sei se aqui ou se no lado bon? Acho que vou fazer assim: toda vez que tiver dúvidas, coloco nos dois).

Assustador que como em nome de um ideal próprio, qualquer ato se torna justificável. Lembrei do congresso da UNE que eu fiquei responsável por tirar os delegados da PUC. Na véspera das inscrições de atas, fomos todos para um QG. Minhas atas estavam completas, mas tinham amigos da UFRJ e UFF com assinaturas insuficientes.

O líder do grupo mandou a base falsificar as assinaturas que faltavam. Fiquei revoltada, que isso não era honesto e blá blá blá. Ele me chamou num canto, falou para eu me acalmar e disse que isso era a ética revolucionária. Que justificava para elegermos o nosso candidato, que no caso era ele.

Claro que isso não se compara a assassinatos, mas é a mesma lógica pequena e egoísta que direciona organizações de extrema esquerda e extrema direita. Os discursos são pautados pela ética que vai construir um bem maior,,mas na verdade, existe um projeto individual muito maior.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Chapa puro sangue?

Será que o PSDB vai mesmo apostar em uma chapa com Serra e Aécio? Seria ótimo. Não vai ter para candidato nenhum de Lula nenhum (sem contar o próprio presidente que, se aprovada a história do terceiro mandato, acho que eu não perde nem pro Obama). A chapa puro sangue vai fazer bem ao PSDB, mas como será que o PMDB está vendo isso? PT e PSDB, para garantirem governabilidade, precisam do apoio do PMDB.

Os tucanos sabem que essa chapa é poderosa e pode se dar bem e com isso já garantem o apoio do PMDB que já está rachando com o PT prevendo a derrota do condidato de Lula nas eleições.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Preparando a campanha

O PSDB está em congresso sobre políticas sociais (politicas sociais: passado, futuro e presente). Na verdade eles não estão discutindo como vão responder aos ataques do PT na área social. A principal arma do governo é usar o sucesso dos programas sociais e dizer que o PSDB vai acabar com tudo quando assumri o governo.

É...essa campanha vai ser difícil para o tucanato

quinta-feira, 7 de maio de 2009

STF absolve Delúbio Soares

Diante dessa informação, faço a pergunta: se o STF absolveu, cabe ao PT julgar e condenar somente um dos participantes do escândalo do mensalão?

Ou expulsa todo mundo, incluindo meu pai ou não expulsa ninguém. Todos os militantes tem que ser tratados da mesma forma ou o PT não é mais um partido democrático e eu deixei de ser informada (se bem que o PT deixou de ser um partido honesto e fiquei sabendo pelo jornal nacional).

A volta do Delúbio Soares, para mim tem um significado muito especial: quero ver essa esquerda do PT com a cara no chão. Quero ver todo o falso moralismo que expulsou Delúbio, que enfiou o dedo na cara do meu pai desça por ralo abaixo. Na hora de pedir dinheiro, ninguém pensou de onde vinha? na hora de comemorar a vitória do Lula nas ruas, ninguém pensou em como foi paga a campanha cinematográfica feita pelo Duda Mendonça? É hipocrisia demais.

Eu mesma, várias vezes, vi dirigentes estaduais da DS (Democracia Socialista, uma das muitas facções do PT)pedindo dinheiro para gráfica. Pessoas dessa mesma facção mandaram um certo menino se aproximar de mim só porque eu era filha do meu pai.

O PT é todo igual. Todos se beneficiaram do caixa dois feito pelos dirigentes nacionais e estaduais com o objetivo de financiar campanhas. Ou todos pagam ou volta Delúbio.

Ps.: sempre deixando claro que eu acho que qualquer pessoas que faz algo contra a lei, deve pagar por isso. Não acho que o caixa dois seja correto. É contra lei, está errado e todos devem ser julgados. Porém, não posso deixar de comentar que o método de financiamento de campanha alimenta o sistema corrupto. Precisamos de uma reforma política e eleitoral com urgência de UTI.

Quem manda nessa porra sou eu

Afilhados do PMDB foram demitidos da Infraero e em retaliação ao governo, o maior partido do congresso está trancando a pauta no congresso. Duas MP's estão para serem votadas e o PMDB está criando caso. Esse tipo de atitude não é nova. Sempre que o PMDB é contrariado ele mostra que quem manda no país é ele.

Ser o maior partido do país faz com que ele seja disputado a tapas pelos dois partidos presidenciáveis, PT e PSDB. E o que o PMDB sabe fazer muito bem, é rachar para apoiar sempre os dois partidos e, independentemente de quem ganhe, se manter no poder.

É isso ai, congresso trancado, ninguém trabalhando em Brasília e o povo vivendo o dia - a dia, pagando impostos, dividas.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

novo blog

Gente, para acompanhar a minha vida pessoal, as minhas loucuras escorpianas, sigam o lado bon.

O manumaluca vai continuar existindo, mas não vou mais atualizar. Ele perdeu o sentido com o fim de um amor.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Guerra em São Paulo

A tradicional aliança entre PSDB e DEM está abalada. Serra chamou chuchu para fazer parte de seu governo e tem como objetivo, lançá-lo ao governo do estado. Por sua vez, o DEM, contava com a aliança do tucanato para lançar Kassab. Ambos têm chances de vitória e isso está rachando os dois partidos.

Quem perde com isso?

Bem, quem perde com isso é a candidatura de Serra, que corre o risco de perder um forte aliado e sua candidatura prévia fica mais fraca dentro do partido.

lembrando sempre que a oposição separada é ponto para a situação. Fica a dica.

Ouvi terceiro mandato?

Roberto Jefferson afirmou que, em caso de inviabilidade da candidatura da Dilma, a solução é o terceiro mandato de Lula.

Antes que comecem a dizer que o terceiro mandato é golpe para se perpetuar no poder, tenho que dizer que FHC fez a mesmissima coisa. No meio do seu primeiro mandato, votou-se para a reeleição. Se o congresso votar e for aprovado, não tem jeito, é legitimo. Mais legitimo ainda seria, depois da aprovação no congresso, o governo convocar um plebiscito. Com a aprovação popular somada a aprovação do congresso, o terceiro mandato de Lula é legitissímo.

Não concordo nem com segundo mandato, quanto mais com terceiro. A uma democracia plena consiste na alternância de poder, por isso países como Venezuela e Bolívia, não podem falar que são democracias. Porém, não da para negar que há legitimidade constitucional, caso o terceiro mandado seja aprovado.

Que fique claro que Dilma só é candidata, pois existe um acordo para ela votar o fim da reeleição e instituir mandato de 5 anos. Lula quer voltar em 2015 e, se depender de Dilma e do PSDB (que super concordam com o fim da reeleição), isso vai acontecer.



segunda-feira, 4 de maio de 2009

Questão Tostines

"Me tire fora desta!"
Do leitor que se assina Gabriel O Pensador:
Por favor! Me tire fora desta!
A minha ética difere totalmente daquela abraçada pelo Emanuel Rego Lima.
Em regra, toda pessoa que faz alguma coisa que lhe pese a consciência adota como instrumento de justificação pessoal o mote "todo mundo faz isso".
Nada disso! Não é todo mundo que procede assim!
Ao contrário, a maioria das pessoas adota um padrão ético muito superior aos políticos.
Um exame que deveria ser obrigatório para o exercício de muitos cargos públicos, seja como servidor ou político, é de sociopatia.
O sociopata não tem moral e adora assumir cargos de mando onde possa dar vazão a seus instintos perversos.
Se fosse feito um exame psiquiátrico nos corruptos se constaria o óbvio. Eles são sociopatas!
Cargos sensíveis dentro da administração pública deveriam ter por pressuposto o exame psiquiátrico, para se constatar se o candidato é sociopata"

Nesse texto, retirado do blog do Noblat, um leitor diz que os politicos corruptos são sociopatas. Ai eu lenvanto a quastão: a pessoa vira sociopata quando chega ao poder ou procura o poder porque já é sociopata. Difícil de chegar a uma conclsão.

Acho que o poder corrompe. O filho de político acha que pode fazer qualquer coisa (e pode mesmo) sem ser punido. O Gabeira, que para muitos é um exemplo dentro do congressoa, também entrou na farra das passagens. Por que será que ele fez isso? A farra no congresso é tão desmedida que acho que não param para pensar quando fazem algo fora das regras. Vai no automático.

Eu não entendo o espanto do povo com a farra das passagens. O congresso é o espelho de como o brasileiro se comporta. Sempre dando um jeitinho, sempre pedindo para um amigo uma ajudinha. O povo se comporta da maneira mais corrupta possivel, seja furando fila, falsificando carteira de estudante, dirigindo bebado. E sabem por que fazemos isso? Porque temos certeza de que nada vai acontecer.

Uma vez, estava no carro de uma autoridade estadual e a pessoa recebeu um telefonema, i interlocutor padia uma vaguinha em medicina na UERJ para o filho dele que estava prestanto vestibular. O que me impressiona é a cara de pau. Ai essa pessoa, provavaelmente, está achando um absurdo a farra das passagens.

No Brasil, só é corrupção o que o outro faz. O que nós fazemos tem sempre uma justificativa. Pode ser uma fila muito grande, as entradas muito caras, só dois choppinhos ou a dificuldade para entrar em uma faculdade. ´Nós sempre temos uma justificativa para sermos corruptos. Esse é o Brasil. Esse é o brasileiro.

Bem e mal

Bem, se eu tinha alguma dúvida sobre a condidatura da Ministra Dilma, agora não tenho mais. Nunca acreditei nessa história de lançar candidato 2 anos antes e ainda uma candidata que não teria maioria dentro do PT, que não é militante ferrenha. Contudo, agora com o câncer tenho certeza de que Dilma será a candidata em 2010.

Para se eleger, o governo teria que usar a máquina pesadamente. Lula começou a fazer campanha no final do ano passado. Dilma é um produto difícil de trabalhar: durona, mulher competente, séria, sem nenhum carisma, desconheciada.

Dilma com câncer é uma mulher lutanto contra uma doença séria para governar o país. O povo é solidário com esse tipo de situação. A doença aproxima Dilma do povo. Ela é uma de nós. O PT sabe disso tudo e está usando o câncer da forma mais maquiavélica possivel.

A mídia cobre mal. O PT usa bem. E Dilma, agora, é a candidata oficial do partido dos trabalhadores.

Mais uma do líder

Lula disse, em palanque, que não vê nada demias em parlamentares usarem suas passagens para terceiros. Admite que ele próprio, quando foi Deputado Federal, usou passagem para levar aliados a Brasília. É ou não é piada de salão?

O nosso presidente da república, o meu e o seu, sobe em um palanque e apoia publicamente a bandalheira do congresso. Por que faz isso? O PT já não tem maioria na câmara e no senado, ficando nas mãos de alianças para governar. É claro que Lula não pode entrar em choque com esses partidos e, por isso, usa a sua popularidade para minimizar o que é iminimizável. Com uma aprovação de 83%, é claro que funciona e Lula vem fazendo isso sistematicamente, seja elogiando Severino cavalcanti ou dando apoio a Renan Calheiros.

Como tudo começou

Não é nada fácil ser filha dos meus pais. Nada mesmo. Os dois são políticos, super envolvidos com os governos. São fundadores do partido dos trabalhadores. Minha mãe é referência no estado na área social e meu pai é conhecido nacionalmente por...bem, isso vai rolar aqui já já. O que importa nesse momento é explicar porque a política corre no meu sangue, muito mais que a minha profissão, muito mais que qualquer outra coisa.

Com pais assim, com essas características, cresci rodeada por livros de conteúdo político. Leteratura pesada mesmo. Era O Capital pra cá, manifesto cominista pra lá, um milhão de biografias personalidades que os meus pais diziam que eram de esquerda.

Além do livros, tinham as conversas. Ahhh, as conversas intermináveis. Pessoas interessantes lá em casa falando sobre conjutura, pragmatismo, direitismo. Discussões com meu avô. Discussão vendo horário político. Muito falatório.

Livros, discussões, teorias e , claro, muito militância. É príbido fazer boca de urna? Coloca as filhas. Ninguém ia prender criaça mesmo. Não tem onde deixar as crianças? leva todo mundo pra quelas plenárias intermináveis, cheias de facções e gente chata.

Bem, minha infância foi isso ai. Tem como não viver política 24 horas por dia?

Não sei se ou traumas causados por essa criação devem entrar aqui ou no manumaluca. Acho que lá, né? Trauma é trauma.

Mais um

Como se não bastasse escrever em dois blogs, ter 2 msns e um twitter, resolvi fazer um blog só de política. Meu público (thiago canellas) acha fundamental separar as coisas. Então, diante dos fatos, bem vindos ao O lado Bon da política. vou tirar alguns posts mais recentes e outros mais interessantes e passar para ca.


A lógica dos blogs fica assim:

O lado Bon da política - só sobre política

bonbon-manumaluca - só sobre as minhas maluquices

augusta com vieira souto - ficção (?)

O twitter - ManuBon, mas só aceito quem eu conheço

Bem, é isso.